Sunday, October 31, 2010

Biobibliografia de Rosário Marcelino

Rosário Marcelino (Escritor)


B I O B I B L I O G R A F I A

ROSÁRIO MARCELINO, de nome natural Rosário Joaquim António, filho de Joaquim António e de Madalena Pedro João , nasceu em Malanje aos 22 de Outubro de 1953. É casado.
Fez a instrução primária e secundária (Curso Geral de Administração e Comércio) na sua cidade natal.
Enquanto estudante, trabalhou concomitantemente como professor primário em vários municípios daquela província, de 1971 a 1974.
A fim de prosseguir os seus estudos, transferiu-se para Luanda nesse mesmo ano, onde matriculou-se no ex-Instituto Comercial, no curso de Perito Contabilista.
Com o objectivo de aliar a teoria à prática, trabalhou no Banco Comercial de Angola, hoje Banco de Poupança e Crédito. Considerando que o horário do Banco era incompatível com a vida de estudante, que pretendia priorizar, voltou para o Ensino, desta feita com a categoria de professor de ensino secundário do 2º Nível. Nessa qualidade, trabalhou no ex-Colégio S. José do Cluny, tendo sido coordenador da disciplina de Língua Portuguesa, de 1976 a 1977.
No início do ano lectivo de 1977/78 foi designado para acompanhar o 1º grande contingente de alunos para Cuba (817), tendo aí permanecido como professor e coordenador da referida disciplina, até finais de 1978, na Ilha da Juventude.
Finda a sua missão, foi colocado no Gabinete de Intercâmbio Internacional do Ministério da Educação, até Setembro de 1979. Nesse mesmo ano foi transferido para a Escola ”Alda Lara”, onde exerceu comulativamente as funções de Sub-Director para o Curso Nocturno.
A partir de 1981, exerceu as funções de Chefe de Departamento Nacional de Teatro e Dança, da Direcção Nacional de Arte, da então Secretaria de Estado da Cultura. Criou o Grupo Experimental de Teatro e o Grupo Experimental de Dança, como embriões do Ballet e Teatro Nacional de Angola.
De 1985 a 1991 exerceu as funções de Adido Cultural na República do Congo.
No seu regresso, trabalhou no Ministério da Cultura, como Chefe de Sector de Projectos e Financiamentos, e, posteriormente, Chefe do Departamento de Cooperação Bilateral, do Gabinete de Intercâmbio Internacional .
Foi Chefe do Departamento de Apoio do INABE – Instituto Nacional de Bolsas de Estudo.
É escritor, membro fundador da União dos Escritores Angolanos, usando o pseudónimo literário de ROSÁRIO MARCELINO. Publicou “ IBUNDUS VERMELHOS”, poemas, 1979; “JISABHU” contos tradicionais, kimbundo/português, 1984, e “LOUCURA E KIMBANDICES”, um misto de romance e novela, 1989.
Nessa qualidade exerceu vários cargos nos corpos gerentes da supracitada Associação, participou de diversas conferências nacionais e internacionais, e representou a UEA na Assembleia do Povo, como colaborador, na Comissão de Ciência, Educação, Cultura e Religiões.
É Licenciado em Direito.
Tem o curso de Magistrado (fez o Curso de Formação Inicial para Procuradores Provinciais Adjuntos e Juízes de Direito em 2002/2003. O 1º a ser ministrado na República de Angola).
É Juiz de Direito.

No comments:

Post a Comment